Em um movimento que reacende as esperanças de centenas de jovens haitianos, uma reunião importante ocorreu nesta tarde de 12 de abril, marcando um passo significativo para o fortalecimento dos laços educacionais entre Haiti e Brasil.
O encontro virtual contou com a participação do Ministro, Rubem Mendes de Oliveira, representante da Embaixada do Brasil no Haiti; Werner Garberes Elias Pereira, diretor do Centro Cultural Brasil-Haiti; e Samuel Dorvilus, diretor da agência S&S Intercâmbio Brasil com sede em Porto Velho – Ro e representação em Porto Príncipe
Faculdade Católica
A reunião focou em três pontos críticos que facilitam a mobilidade acadêmica entre os dois países em um momento em que o Haiti enfrenta uma intensa crise política. Primeiramente, discutiu-se a liberação de vistos para alunos haitianos já com carta de aceite em cursos profissionalizantes oferecidos através de um convênio com a Faculdade Católica de Rondônia. Adicionalmente, abordou-se a dispensa de certos documentos normalmente exigidos para o processo de visto, considerando os irregulares funcionamentos dos órgãos governamentais do Haiti. Estes documentos são: a não exigência de extratos bancários, reconhecendo que a SS Intercâmbio Brasil assumirá responsabilidades significativas, como acomodação, alimentação e seguro de saúde dos estudantes durante sua estadia no Brasil; E a dispensa de certidões de nascimento e antecedentes também em função do irregular funcionamento dos órgão governamentais. E por fim, foi requisitado todos os protocolos de pedidos de vistos que foi dado entrada no Consulado em fevereiro último.
Entusiasmado com a pauta, o senhor Rubem solicitou também a relação de todos alunos pré-inscritos junto com sua documentação. Ele salientou que essa relação vai ajudar a pensar numa forma de liberar vistos com menos burocracia. “Mas vale lembrar que somente estarão aptos para terem os processos de vistos aqueles quatrocentos ( 400) alunos que já deram entrada nos documentos” Finalizou Samuel Dorvilus, diretor da agência de intercâmbio.
O representante da Embaixada, Rubem Mendes de Oliveira, comprometeu-se a agilizar o processo de obtenção de vistos, prometendo enviar carta ao Ministro Chefe do Itamaraty, Mauro Vieira. Na carta será mencionada a reunião que Samuel Dorvilus esteve com Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, na data de 18 de julho de 2023 em Brasília-Brasil . A carta vai pedir urgência e a importância desta iniciativa.