Conecte-se

Mundo

Esperança além das fronteiras: um novo capítulo para jovens haitianos

Publicado

em

Em um movimento que reacende as esperanças de centenas de jovens haitianos, uma reunião importante  ocorreu nesta tarde de 12 de abril, marcando um passo significativo para o fortalecimento dos laços educacionais entre Haiti e Brasil.

O encontro virtual contou com a participação do Ministro, Rubem Mendes de Oliveira, representante da Embaixada do Brasil no Haiti;  Werner Garberes Elias Pereira, diretor do Centro Cultural Brasil-Haiti; e Samuel Dorvilus, diretor da agência S&S Intercâmbio Brasil com sede em Porto Velho – Ro e representação em Porto Príncipe

Faculdade Católica

A reunião focou em três  pontos críticos que facilitam a mobilidade acadêmica entre os dois países em um momento em que o Haiti enfrenta uma intensa crise política. Primeiramente, discutiu-se a liberação de vistos para alunos haitianos já com carta de aceite em  cursos profissionalizantes oferecidos através de um convênio com a Faculdade Católica de Rondônia. Adicionalmente, abordou-se a dispensa de certos documentos normalmente exigidos para o processo de visto, considerando os irregulares funcionamentos dos órgãos governamentais do Haiti. Estes documentos são:  a não exigência de extratos bancários, reconhecendo que a SS Intercâmbio Brasil assumirá responsabilidades significativas, como acomodação, alimentação e seguro de saúde dos estudantes durante sua estadia no Brasil; E a dispensa de certidões de nascimento e antecedentes também em função do irregular funcionamento dos órgão governamentais. E por fim,  foi requisitado todos os protocolos de pedidos de vistos que foi dado entrada no Consulado em  fevereiro último. 

Entusiasmado com a pauta, o senhor Rubem solicitou também a  relação de todos alunos pré-inscritos junto com sua documentação. Ele salientou que essa relação vai ajudar a pensar numa forma de liberar vistos com menos burocracia.  “Mas vale lembrar que somente estarão aptos para terem os processos de vistos aqueles quatrocentos ( 400) alunos que já deram entrada nos documentos” Finalizou Samuel Dorvilus, diretor da agência de intercâmbio. 

O representante da Embaixada, Rubem Mendes de Oliveira, comprometeu-se a agilizar o processo de obtenção de vistos, prometendo enviar  carta  ao Ministro Chefe do Itamaraty, Mauro Vieira. Na  carta será mencionada a reunião que Samuel Dorvilus esteve  com Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, na data de 18 de julho de 2023 em Brasília-Brasil . A carta vai pedir urgência e a importância desta iniciativa.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *