Geral
Valdir Vargas visita os pequenos produtores no 4º dia da Rondônia Rural Show
Pré-candidato a Prefeitura de Porto Velho ouviu as necessidades e demandas da categoria, que pede mais incentivos do poder público
Pré-candidato a Prefeitura de Porto Velho ouviu as necessidades e demandas da categoria, que pede mais incentivos do poder público
Publicado
7 meses atrásem
Por
GT RevistaO empresário, produtor rural, advogado e pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Valdir Vargas, esteve presente neste 4º dia da Rondônia Rural Show. Dentre os locais visitados está o Pavilhão da Agricultura. Lá ele pode ouvir os pequenos produtores sobre as necessidades que faltam ser atendidas para essa importante categoria.
Quero destacar a importância da agroindústria pro nosso estado e pro nosso município de Porto Velho. É importante que a agroindústria tenha incentivos pra poder se desenvolver, pra poder trabalhar. É um mecanismo que fortalece o produtor, gera emprego e renda e também melhora a condição econômica dessas comunidades”.
Um deles é Arildo Ferreira, produtor de café de Cacoal. Mesmo ficando em segundo lugar na Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu em Belo Horizonte (MG) no ano passado, ele relata os obstáculos que enfrenta:
“O pequeno produtor tem uma agroindústria e tem um incentivo de conseguir registrar a marca, trazer produtos. Mas a gente não recebe incentivo pra compra e registro de maquinário pra torrefação. Os impostos e os custos ainda são muito altos. As embalagens, também. Nós pagamos imposto na fabricação e quando chega aqui, paga imposto de novo. Aí fica caro”.
Almezinda Nolasco é de Porto Velho e trabalha com flores há muitos anos. Ela pede atenção do poder público aos pequenos produtores da capital: “A gente que tá como produtor em volta da capital somos esquecidos. É a área da agricultura que é mais esquecida, e é a gente que fomenta a capital”.
Segundo a produtora, há duas grandes necessidades que faltam ser atendidas para os pequenos empreendedores: “Estrada pra escoar, melhorias nas escolas, creches… A gente quer escolinha rural, a gente quer saúde. Porque pra eu ir num posto marcar uma consulta eu perco um dia de trabalho”.
Ela diz ainda que os moradores do campo precisam de saúde, educação, cursos para os jovens, pois há muitas dificuldades para os pais mandarem seus filhos para a escola. Ela sente a necessidade de cursos voltados para a agricultura para que haja continuidade no trabalho do pequeno produtor.
Para Valdir, a prefeitura deve dar atenção especial a agroindústria, através da valorização do produtor e do incentivo do potencial dos pequenos produtores:
“Porto Velho é uma cidade que precisa ter na sua gestão a atenção para a agroindústria. São os distritos e as localidades onde a gente tem produção hoje. Precisam ter um fomento. O fomento vem não só através dos implementos ou dos equipamentos que a Secretaria de Agricultura pode fornecer, mas também através da qualificação, do treinamento e, principalmente, do serviço de inspeção. O serviço de inspeção municipal tem e deve ter o viés de incentivar, de qualificar, de estar próximo ao produtor e as associações agropecuárias para que elas possam certificar seus produtos e inseri-los no mercado.”
Fonte: Assessoria