Já pensou em recriar imagens históricas por meio da Inteligência Artificial (IA)? Foi exatamente o que fez o publicitário Viktor Navorski. Ele usou a tecnologia para reproduzir imagens da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que ocorreu entre os anos de 1907 e 1912.
O publicitário conta que usou imagens antigas e textos para alimentar o programa. “A História é insubstituível, mas eu pensei: por que não tentar romantizar um pouco todo esse contexto a fim de aproximar as pessoas dessa história tão importante para Rondônia?”.
Ao todo, existem 16 imagens já disponíveis nas páginas das redes sociais da sua empresa (@navorskystudio), mas ainda há trabalhos inéditos que completarão o acervo. “Eu estou liberando essas imagens para uso pessoal, então quem quiser fazer quadros ou pintar paredes de casa ou de pontos comerciais, eu peço apenas que dê os créditos ao meu estúdio. Só não autorizo para fins comerciais”, explica Viktor. Ele diz, ainda, que pretende lançar um livro com o trabalho completo sobre a Estrada de Ferro. Além das fotos recriadas pela IA, haverá textos autorais.
Fonte: GT REVISTA | Por: Camila Rodrigues